terça-feira, 26 de junho de 2012

Histórias de Pescador

Por Saul Vibranovski

Caro João, muito bom o nosso encontro, papo animado, alto astral...  espero que o resto da turma, principalmente aqui do Rio vá chegando de mansinho...

A respeito das histórias de mergulho, o nome do italiano, fundador da Cobra (barcos e material de mergulho) é Américo Santarelli, que tive o privilégio de conhecer, grande mergulhador, bateu recordes mundiais de profundidade em apneia. Escreveu um livro (Super Sub) sobre técnicas de mergulho e aproveitou para incluir fantásticas histórias.



Uma das mais interessante diz respeito a cópias de ânforas romanas que mandou fazer em uma olaria em Niterói baseada em fotos de peças originais datadas de AC que ele ajudou a recuperar em algum lugar do Mediterrâneo e que foram destinadas  a museus locais.

Para “envelhecer” as peças recém fabricadas ele resolveu deixa-las em diversos lugares na Baia da Guanabara por alguns anos.  Uma delas foi encontrada e deu uma tremenda confusão.  Até que o Santarelli pudesse explicar que a ânfora era dele, diversos arqueólogos e historiadores, com grande repercussão nos jornais apresentaram a descoberta como prova de que os romanos estiveram aqui antes de Cabral.


O link abaixo dá uma ideia das repercussões – tem fotos das ânforas.


http://www.guarapas.com.br/web/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=23604&forum=10

Fico devendo fotos do Olho de Boi...


Um abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário